Atividade comercial e sua influência na sustentabilidade econômica em negócios comerciais da paróquia de manta. Ecuador 2019

Auteurs-es

Mots-clés :

atividade comercial, negócio comercial , ramo de atividade

Résumé

A pesquisa permitiu a realização de um estudo da atividade comercial na freguesia de Manta para medir o seu impacto económico no comércio. O software estatístico REDATAM permitiu-lhe ser o suporte estatístico para a análise das variáveis ​​selecionadas no estudo. O método descritivo foi utilizado para a realização de um estudo a partir das variáveis ​​ramo de atividade e tipo de atividade. Ao nível da escolaridade da população, o nível primário é o mais representativo com 33,76% do total seguido do nível secundário que representa 23,16% e na terceira posição, 16,93% que corresponde ao nível superior. Dos 23 ramos de actividade, o ramo comercial grossista e retalhista é o mais representativo, com 21,79% da população envolvida no exercício deste ramo, seguido do ramo da indústria transformadora que representou 14,95% do total. total de ramos de atividades existentes. Um resultado relevante foi o nível de ocupação do grupo, verificou-se que eram trabalhadores em serviços e vendedores, que representavam 19,91% do total da população estudada. Constatou-se que a atividade comercial tem grande influência na sustentabilidade econômica dos negócios existentes na cidade

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Frank Ángel Morales, Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabi

Mg. Frank Ángel Lemoine Quintero
Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabi
Extensión Bahía de Caráquez
fangel64@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-8885-8498
Ecuador

 

Norma Rafaela Hernández Rodríguez, Universidad de Oriente, Santiago de Cuba

PhD. Norma Rafaela Hernández Rodríguez
Universidad de Oriente, Santiago de Cuba
norma.hr@nauta.cu
https://orcid.org/0000-0002-2086-2236
Cuba


Graciela Castellano Pallerols, Universidad de Oriente, Santiago de Cuba

PhD. Graciela Castellano Pallerols
Universidad de Oriente, Santiago de Cuba
gcpallerols@gmail.com
Cuba

Ronald Paúl Castro Landázuri, Universidad Laica Eloy Alfaro de ManabiManta

Est. Ronald Paúl Castro Landázuri
Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabi
Manta
achyls19985@gmail.com
https://orcid.org/0000-0001-8096-7956
Ecuador

 

Références

Díaz J. (2014). Comercialización de los productos y servicios de la ciencia: retos y perspectivas. Revista Cubana de Ciencia Agrícola, Tomo 48, Número 1, pp.21-25.

Álvarez Sánchez , J. M. (2007). Telemarketing. La red como Soporte de Marketing y Comunicación. . Vigo: Ideaspropias.

Andrade, C. (26 de Mayo de 2016). Sinmiedosec . Obtenido de http://sinmiedosec.com/pasos-para-registrar-una-marca-o-logotipo-en-el-iepi/

CEPAL. (2018). Plan Nacional de Desarrollo 2017-2021 Toda una Vida" de Ecuador. Obtenido de https://observatorioplanificacion.cepal.org/sites/default/files/plan/files/EcuandorPlanNacionalTodaUnaVida20172021.pdf

Consorcio para el Derecho Socio-Ambiental. (s.f.). Legislación Constitucional Relevante. Obtenido de Constitución de la República del Ecuador Asamblea Constituyente 2008: http://www.derecho-ambiental.org/Derecho/Legislacion/Constitucion_Asamblea_Ecuador_4.html

El Telégrafo. (23 de Julio de 2012). Microempresas crecen un 41% en este año. El Telégrafo.

EmprendePymes. . (3 de Mayo de 2017). EmprendePymes. Obtenido de Obtenido de Matriz ANSOFF: http://www.emprendepymes.es

García Ortiz,, F., García Ortiz, , P., & Gil Muela, M. (2009). Tecnicas de servicio y atencion al cliente. Madrid: Ediciones Paraninfo.

Garzón M. (2014). Revisión Sobre la Sostenibildad Empresarial. Estudios Avanzados de Liderazgo.ISSN 2166-2320, pp.53-71.

Gosso, F. (2008). Hiper satisfacción del cliente (Primera ed.). México: Panorama Editorial.

Ildefonso Grande, E. (2005). Marketing de los servicios . Madrid: ESIC Editorial.

INEC. (12 de Febrero de 2014). Instituto Nacional de Estadísticas y Censos. Obtenido de Inec y Senplades presentan el Directorio de Empresas: http://www.ecuadorencifras.gob.ec/directorio-de-empresas-un-paso-mas-para-un-futuro-sin-censos/

Madero S y Zárate I. (2016). La sostenibilidad desde una perspectiva de las áreas de negocios. Cuadernos de Administración.ISSN: 0120-4645 / E-ISSN: 2256-5078, Vol. 32 N° 56.

Martínez A y Bringas I. (2014). Sustentabilidad y economía: la controversia de la valoración ambiental. Economía, sociedad y desarrollo.ISSN 1405-8421.

Nogueira L. (2015). La evolución de la ciencia económica y su influencia en la estructura del estado moderno. REVISTA DE ECONOMÍA Y ESTADÍSTICA.ISSN 0034-8066, pp. 21-56.

Núñez A. (2018). Economía y Sustentabilidad. México.

PNBV. (2013). Plan Nacional del Buen Vivir. Obtenido de https://www.unicef.org/ecuador/Plan_Nacional_Buen_Vivir_2013-2017.pdf

PNBV. (2017). PLAN NACIONAL DEL BUEN VIVIR EJES ESTRATEGICOS. Obtenido de https://quito.gob.ec/documents/rendicion_cuentas/AZCH/12ejesdelPNBV.pdf

Prieto, J. E. (2014). Gerencia del servicio (la clave para ganar todos) (Tercera ed.). Bogotá: Ecoe Ediciones.

REDATAM. (2010). Sistema Integrado de Consultas. Obtenido de http://redatam.inec.gob.ec/cgibin/RpWebEngine.exe/PortalAction

Serrano, M. J. (2011). Gestión comercial y servicio de atención al cliente. Madrid : Paraninfo.

Vilches A, Gil Pérez D, Toscano J.C. & Macías O. (2014). Economía y Sostenibilidad.http://www.oei.es/decada/accion.php. OEI. ISBN 978-84-7666-213-7.

Zambrano, R.(2012) Subsecretario de Mipymes y Artesanías del Ministerio de Industrias y Productividad (MIPRO) https://www.industrias.gob.ec/ecuador-promueve-fortalecimiento-de-las-mipymes-en-la-region-andina/

Téléchargements

Publié-e

2022-08-21

Comment citer

Morales, F. Ángel, Hernández Rodríguez, N. R., Castellano Pallerols, G., & Castro Landázuri, R. P. (2022). Atividade comercial e sua influência na sustentabilidade econômica em negócios comerciais da paróquia de manta. Ecuador 2019. Gestión I+D, 6(1), 12–29. Consulté à l’adresse http://saber.ucv.ve/ojs/index.php/rev_GID/article/view/20923

Numéro

Rubrique

Artículos Científicos